Le.Mangue - Pernambuco em Movimento


Em teatro, Moisés trabalhou em praticamente todas as áreas: foi ator, diretor, membro da diretoria do Sindicato dos Artistas e Técnicos Em Espetáculos de Diversão de Pernambuco - SATED-PE, bilheteiro, contra-regra, apresentador de circo e produtor executivo, porém sua função mais prolífica foi a de autor: de 1985 até hoje, escreveu mais de vinte e cinco peças.


O Teatro de Moisés Neto


Traição, renúncia, jogos mentais e tragicomédia são o tabuleiro onde as personagens de Moisés Neto movimentam-se ou, melhor dizendo, debatem-se. As influencias vão de Sartre, Shakespeare, Antonin Artaud, Beckett, Ionesco, Nelson Rodrigues, Plinio Marcos, até o trash das telenovelas e de certas produções hollywoodianas. A inversão, a perversão, a dialética, a falta de pudor, o pavor do sentimentalismo e a ironia são os ingredientes que quase invariavelmente levam os humilhados (ofendidos) a comportarem-se como verdadeiros sadomasoquistas, enquanto os algozes (ofensores) são expostos como fracos, já que sua característica comum é a constante negação dos próprios desejos. No fim das contas, a inversão do jogo é praticamente inevitável.

É uma corrente dramatúrgica que não se rende ao sucesso fácil. Comédia e tragédia misturam-se e confundem-se constantemente. O riso é tenso e o drama, ridículo. Porém, ao contrário da noção expressionista (amplamente aplicada por Nelson Rodrigues, um dos ídolos de Moisés) de que, ao soltar suas feras (demônios interiores), o homem precipita-se na desgraça, a obra de Moisés Neto afirma que a felicidade, por mais imperfeita e custosa que seja, só é possível quando o homem pára de remar contra a maré e aceita incondicionalmente esses demônios como parte de sua realidade, libertando-se da culpa que o persegue por todo o texto. Quando isso não acontece, aí sim, o homem desintegra-se.

Esta característica - na verdade, quase uma regra - está presente mesmo em seus dois textos infantis, como "Draculin" e "A Maior Bagunça de Todos Os Tempos" e também em sua escolha de textos clássicos para adaptação livre, como "Hamlet" de Shakespeare e "Fausto" de Goethe.


Peças de Moisés Neto :

TÍTULO
ANO DE PRODUÇÃO
"Verdades e Mentiras (O Diário Secreto de Janis Joplin)"
1985
"Draculin e o Circo No Espaço"
1985
"Um Certo Delmiro Gouveia"
1985
"Prazeres da Revolução"
1985
"Evita-me à Cubana"
1986
"Cleópatra"
1986
"O Bolo"
1986
"Faustina"
1987
"Um Tostão Para Isabelita"
1987
"Com a Víbora no Seio"
1988
"Hamlet"
1988
"O Que Teria Acontecido com Bette Davis?"
1989
"Shakespeare Acorrentado"
1989
"O Horror"
1989
"A Maior Bagunça de Todos os Tempos"
1990
"La Cumparsita"
1991
"Dom Casmurro"
1992
"Para um Amor no Recife"
1999
"A Ilha do Tesouro"
2002
"Quincas Borba" 2003
"Sonho de Primavera" 2004
"A Mãe de Judas" 2004
"O Monstro" 2005
"Memórias Póstumas De Brás Cubas" 2005
"Recife - Paralelo 8" 2007
"Elas" 2007
"Anjos De Fogo E Gelo" 2008



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