Os Flintstones Empalhados

Será que no futuro a tela de um computador ou da televisão mesmo, serão a maior alternativa para o processo de comunicação? Será que não existirão mais livros?. Cada vez que eu penso nisso me dá um calafrio. Um dia desses meu sobrinho me perguntou porque os desenhos animados como Os Flintstones, Os Jetsons e outros, exibem seres humanos com quatro dedos apenas a em cada mão. Eu não soube responder direito e disse que era para mostrar que eles não eram iguais aos seres humanos e que eles eram , tentei encontrar uma palavra que ele entendesse, aberrações da natureza.. Será então que não faz mal às crianças ficarem consumindo essas aberrações? Será que a violência de filmes como Guerra nas Estrelas não é perpetuada na vida real e estamos sim projetando um futuro violento e fascista ao forjar heróis de guerra? Rambo e outras porcarias americanas são como um vírus mortal.

Penso em Shakespeare, em Machado de Assis e tantos outros autores que procuraram com sua arte expressar um ser humano que valorizava a inteligência, o intelecto e não apenas a violência física como faz a maior parte destes enlatados americanos. Que os sobrinhos do Tio Sam não são muito chegados a uma vida pacífica nós já sabemos, do seu estilo de fazer negócios também já temos consciência . Mas será que conhecemos mesmo os mistérios desta sociedade hipócrita onde os jovens querem jogar seus velhos num poço de piche quente, como vemos em seriados infantis como A Família Dinossauro, ou mostrar o velho ridículo, como em Os Simpsons? Por que é que Os Flintstones estão empalhados como no filme "Psicose" que o cara empalhou a própria mãe? Serão estes desenhos o modelo da família americana, todos calculistas esmagadores? Ou bobos encharcados e cerveja e sacanagem? Será que a geladeira é o altar daquela sociedade que quer dominar o mundo?

O caos é cômico e Freud vira humorista, enquanto os americanos apreciam uma piada que é recontada mil vezes na TV. É o embrutecimento que toma o lugar do amor comunista que se dissolveu em coca-cola borbulhante. E haja big-mac! A mamãe está empalhada, guardada lá dentro. A farsa é usada como um torpedo contra um resquício qualquer de lirismo (que houvesse ou que pudesse).

A Europa misteriosa, recolhe suas cartas.

Troquem suas fichas senhores. Todos devem pagar em dinheiro, por favor: You must pay cash. OK?

O Oriente parece cada vez mais longe e se misturando com o ocidente. Ó Nova Babilônia , é irritante nos ver nos teus lábios este sorriso com sabor de vitória. Estamos perdidos no espaço, Jeannie não é um gênio, a feiticeira é meretriz, o túnel do tempo é via de mão única e a jovem guarda do novo milênio é só confusão e terror. A era de aquarius não virá e estes São Jorges yankees visitam nossa lua loteando-a . Resta-nos ouvir os brindes das taças de champanhe , como sinos ao longe num domingo de pequena cidade provinciana.

Plim-plim: "es la suerte"!




©2004 Moisés Neto. Todos os direitos reservados.